APRENDER O TUTORIAL BÁSICO MQL5 – 39 ETIQUETA DE GRÁFICO SIMPLES

Please accept YouTube cookies to play this video. By accepting you will be accessing content from YouTube, a service provided by an external third party.

YouTube privacy policy

If you accept this notice, your choice will be saved and the page will refresh.

 

Com a MQL5 para Metatrader5 criamos um Expert Advisor para colocar um objecto de etiqueta dinâmica no gráfico que nos mostrará informação dinâmica sobre preços – e pode ser codificado em cerca de 5 minutos…

Neste vídeo queremos criar uma etiqueta dinâmica como esta, mostra o preço pedido actual, este é realmente um objecto, podemos modificar as propriedades, por isso vamos descobrir como fazer isso em mql5.
Para o fazer, clique num pequeno botão aqui ou prima F4 no seu teclado, agora deve ver a janela do Metaeditor e aqui quer clicar em ficheiro, novo ficheiro, consultor especializado de modelo, continuar, chamarei a este ficheiro simples etiqueta gráfica, clicar em continuar, continuar e terminar.
Agora pode apagar tudo o que está por cima da função de marcação e vamos também apagar as duas linhas de comentário aqui.
Começamos por obter o preço pedido, que é feito usando o símbolo info double para o símbolo actual no gráfico, queremos saber o preço pedido, por isso usamos o símbolo underscore ask – tudo em letras maiúsculas – e com normalizar os dígitos double e underscore garantimos que o preço pedido é mostrado com o número de dígitos para este par de moedas.
Na verdade, isso não funciona sempre, na maioria das vezes mostrará cinco dígitos atrás do ponto, isto porque este par de moedas tem cinco dígitos atrás do ponto, mas de vez em quando verá que mostra dígitos adicionais aqui.
Para criar tal etiqueta usamos o objecto criado para o símbolo actual, o nome do objecto será etiqueta um e usamos a etiqueta obj underscore para definir que tipo de objecto gostamos de ser desenhado, os últimos três parâmetros aqui são usados para definir a janela, eu uso zero para a janela principal, não tenho nenhuma hora de data e nenhum valor de preço.
Vamos escolher uma fonte, que é feita através da utilização de caracteres de objectos definidos para o objecto no gráfico principal, que se chama etiqueta um, gostaria de alterar a fonte da propriedade do objecto e defini-la para o tipo de fonte que eu gosto, e com o número inteiro do conjunto de objectos no gráfico principal para a propriedade da etiqueta do objecto um gostaria de definir o tamanho da fonte para vinte e quatro, vamos também adicionar aqui algum texto, que é feito usando a string do conjunto de objectos, mais uma vez para a janela do gráfico para a etiqueta um, desta vez é texto de propriedade do objecto, penso que podemos deixar de fora este zero aqui e gostaria de ter o texto, pedir preço seguido do valor calculado para o preço pedido.
Para definir uma distância, utilizamos a propriedade do objecto inteiro x distância, vamos definir cinco pixels para a distância até à margem esquerda e, finalmente, quero definir a distância y, que é a distância da margem superior a dez pixels.
Pronto, já chega.
Se isto foi demasiado rápido para si ou se não souber o que todo o código aqui significa, talvez queira ver os outros vídeos desta série básica de vídeo ou talvez até o curso premium que pode encontrar no website possa ser interessante para si.
Se tiver terminado, pode clicar no botão de compilação aqui ou premir F7, que deve funcionar sem erros. Tenho aqui uma inconsistência, que é na verdade o id do gráfico, vamos recompilar o código, aqui temos outro aviso, conversão de número para string, tudo bem para este simples exemplo e quando terminar pode clicar no pequeno botão aqui ou pressionar F4 para voltar a Metatrader.
E no Metatrader escolhemos uma carta vazia, certificamo-nos de que a janela do navegador está visível, caso contrário pode premir ctrl end para a mostrar, agora podemos escolher o novo consultor especializado que se chama etiqueta da carta simples e arrastá-la na carta, e assim que o preço mudar deve ver aqui a sua nova etiqueta.
Vamos voltar atrás, mudar a fonte, recompilar o código e agora parece diferente, e neste pequeno vídeo aprendeu como criar uma etiqueta orientada para objectos directamente no gráfico e codificou-a você mesmo com as poucas linhas de código mql5.