APRENDER O TUTORIAL BÁSICO MQL5 – 89 LINHA DE TENDÊNCIA SIMPLES DE PREÇO ALTO

Please accept YouTube cookies to play this video. By accepting you will be accessing content from YouTube, a service provided by an external third party.

YouTube privacy policy

If you accept this notice, your choice will be saved and the page will refresh.

 

Com MQL5 para Metatrader5 criamos um Expert Advisor que é capaz de desenhar uma linha de tendência dinâmica para o preço mais alto da vela mais alta no gráfico directamente para a altura actual da vela actual.

Neste vídeo vamos criar um consultor especializado que é capaz de desenhar um objecto de linha desde o preço mais alto no gráfico até ao pico actual da vela actual para obter a tendência actual do preço, por isso vamos descobrir como fazer isso com mql5.

Para começar por favor clique neste pequeno ícone aqui ou prima F4 no seu teclado, agora deve ver a janela do Metaeditor e aqui quer clicar em ficheiro, novo ficheiro, consultor especializado do modelo, continuar, vou chamar a este ficheiro, simples linha de preço elevado, clique em continuar, continuar e terminar.

Agora pode apagar tudo acima da função ontick e as duas linhas de comentário aqui.

Como só queremos desenhar uma linha para a vela mais alta no gráfico, só precisamos de obter o número de velas que são visíveis.
E para o fazermos, usamos o gráfico para obter o inteiro para o gráfico principal actual e a propriedade que precisamos de obter chama-se gráfico primeira barra visível – tudo em maiúsculas -, o último parâmetro aqui é para a sub-janela, janela zero significa que usamos a janela com as velas. Se gostar de osciladores como o MACD, verá outra janela abaixo da janela principal que seria a janela um, mas no nosso caso, desenharemos a linha no gráfico principal onde se encontram as velas.

Agora vamos criar uma variável para a vela mais alta, também queremos criar uma matriz que se chama alta para manter todos os preços altos para cada vela no gráfico. Vamos usar o array definido como série para ordenar o array para baixo a partir da vela actual e agora podemos usar uma função que se chama cópia alta, que contém os dados dos preços de barra mais altos e precisamos de usar alguns parâmetros.
O primeiro é para o símbolo corrente ou o par de moedas corrente no gráfico, o segundo é para o período que estamos a utilizar nesse gráfico, estes dois valores são capazes de detectar isso automaticamente.
Este é o índice inicial que é a vela zero ou a vela actual e queremos verificar todas as velas no gráfico que calculámos aqui e armazenar os valores para os preços mais altos na nossa alta gama. E isso torna possível obter a vela mais alta, utilizando o máximo de matriz.
O array máximo procura o maior elemento no nosso array que é o array a que chamámos elevado, começa a procurar a partir da vela zero actual e irá percorrer os valores de todas as velas no gráfico e armazenar o valor mais elevado nesta variável chamada vela mais elevada.
Agora vamos usar taxas mql para obter a informação de preços para todas as velas no gráfico, não só os preços mais altos mas todos os preços. As tarifas mql armazenam informação sobre preços, volumes e spread.
Chamamos à informação de preços de matriz, vamos também utilizar a matriz definida como série para ordenar esta da vela actual para baixo e agora queremos utilizar taxas de cópia para copiar os dados de preços para o símbolo actual no gráfico e o período actualmente seleccionado a partir da vela zero para todas as velas no gráfico e armazenar os resultados na matriz de informação de preços.
E antes de criarmos um objecto, utilizamos a eliminação de objectos porque se já temos linhas desenhadas no gráfico, vamos eliminar todas as linhas que são chamadas de tendência simples de linha alta para o símbolo actual no gráfico, que irá remover as linhas antigas. E agora podemos usar a criação de objectos para criar um novo que exigirá alguns parâmetros, por isso vamos analisar os valores um a um.

O primeiro parâmetro é para o símbolo actual no gráfico, o segundo parâmetro é para o nome do objecto, neste caso, chama-se tendência simples de linha alta, pode usar qualquer nome mas precisa de usar o mesmo nome em todo o lado, o parâmetro três chama-se tendência obj e quando marcar isso e premir F1 verá que isto desenhará uma linha de tendência, podemos criar muitos outros tipos de objectos, aqui está uma lista.
O parâmetro número quatro é para a janela onde queremos criar o objecto, como eu disse que gostaria de ter a linha na janela principal e deve começar na vela mais alta da nossa matriz de informação de preços e este é um ponto no tempo porque todos sabemos que isto é baseado no tempo e esta é uma escala baseada no valor, por isso vamos começar com o tempo para a vela mais alta e no parâmetro seguinte vamos passar o valor para o preço mais alto da vela mais alta, é aqui que a linha deve começar.
Agora vamos definir o nosso segundo ponto, este é o tempo para a vela zero ou o tempo actual para a vela actual e queremos que a linha seja desenhada através do preço mais alto da vela actual.
É isso mesmo para a criação do objecto.

Agora vamos mudar algumas propriedades! Para alterar a cor do objecto vamos usar o inteiro do conjunto de objectos para o gráfico actual e o objecto que se chama simples tendência de linha alta, queremos alterar a cor da propriedade do objecto, eu usei vermelho porque quero ver uma linha vermelha.