APRENDA O TUTORIAL BÁSICO MQL5 – 86 OBJETO DE BOTÃO DE COMPRA SIMPLES

Please accept YouTube cookies to play this video. By accepting you will be accessing content from YouTube, a service provided by an external third party.

YouTube privacy policy

If you accept this notice, your choice will be saved and the page will refresh.

 

Com MQL5 para Metatrader5 criamos um Expert Advisor para criar um objecto de botão no gráfico que pode ser usado como botão de compra – porque também criaremos a manipulação do evento para o botão…

Neste vídeo vamos criar um botão de compra, este é um objecto de gráfico e quando clicamos no botão podemos ver que temos uma nova posição aberta, por isso vamos descobrir como fazer isso com mql5.
Para começar por favor clique aqui num pequeno ícone ou prima F4 no seu teclado, agora deve ver a janela do Metaeditor e aqui quer clicar em ficheiro, novo ficheiro, consultor especializado de modelo, continuar, vou chamar este ficheiro, simples botão de compra, clique em continuar, continuar e terminar.
Agora pode apagar tudo acima da função ontick e vamos remover as duas linhas de comentário aqui.
Começamos com uma declaração para incluir o ficheiro trade ponto mqh, contém a classe ctrade e vamos criar uma instância que se chama trade, depois, criamos duas variáveis para o preço de pedido e o preço de oferta porque o tratamento do evento para o botão será implementado numa função separada.
Dentro da função ontick, começamos por calcular o preço de venda e o preço de oferta que é feito usando o símbolo info double para o símbolo actual no gráfico, usamos ou o símbolo underscore ask ou o símbolo underscore bid e com a normalização dos dígitos double e underscore certificamo-nos de calcular automaticamente o número correcto de dígitos por detrás do ponto.
Agora queremos criar um objecto do gráfico que é feito usando o objecto criado para o símbolo actual no gráfico, o nome do objecto será o botão buy, o tipo de objecto é o botão object underscore e se marcar isso e premir F1 verá que existem muitos tipos de objectos que podemos desenhar no gráfico.
Este é o que vamos utilizar, pode colocar um botão em frente de qualquer gráfico. Dentro da documentação, encontrará muitos exemplos de dezenas de propriedades e eventos, mas vamos torná-lo muito simples.
O parâmetro seguinte é a janela, queremos que o botão apareça na janela principal onde estão as velas e os dois últimos parâmetros aqui para a hora da data e ponto de preço não são necessários, por isso definimos esses valores para zero.
Vamos definir algumas propriedades, usamos o inteiro do conjunto de objectos para o símbolo actual no gráfico e o objecto com o botão de compra de nome, a propriedade que queremos alterar é a distância x da borda, vamos definir a distância para duzentos pixels, gostaria de definir outra propriedade, tudo é igual excepto o parâmetro aqui que é propriedade do objecto tamanho x e que vai alterar a largura do nosso botão. Também queremos definir a distância a partir da borda superior ou inferior que é feita usando a propriedade de objecto sublinhado distância y.
Agora vamos definir a altura do botão para cinquenta pixels e desta vez é o tamanho do obj prop sublinhado y, podemos escolher uma das quatro bordas para o nosso objecto que é feito usando o canto sublinhado do obj prop, por isso se alterar este número o seu objecto aparecerá num canto diferente e finalmente, gostaria de alterar o texto no botão – é o que fazemos quando usamos o texto sublinhado do obj prop – e gostaria que o texto fosse comprado e pronto para o botão.
Poderia compilar o código agora, mas o botão não faria nada, por isso o que falta é o tratamento do evento e vamos criar isso agora.
Portanto, vamos criar aqui uma função separada, esta função é chamada no evento do gráfico, temos aqui quatro parâmetros, o primeiro é para o id do gráfico e estes três parâmetros aqui são usados para passar alguns valores.
Dentro da função, queremos primeiro verificar se o primeiro parâmetro aqui, id, é igual a um clique no objecto do evento do gráfico, de modo que seria um clique do rato sobre um objecto.
E no passo seguinte queremos verificar o valor da sparam que é um valor de string e vamos chamar a esse objecto clicado o nome do objecto e agora podemos verificar se a sparam é igual ao botão comprar – é o nome do botão – e se isso for verdade queremos criar uma declaração de comentário e emitir o valor da sparam para mostrar qual o botão que foi premido, no nosso caso só temos um botão e se for o botão comprar, usamos o trade dot buy para comprar dez microlotes.
Agora vamos fechar o se loop e a função e já está.
Se isto foi demasiado rápido para si ou se não tem ideia do que todo o código aqui faz, talvez queira ver um dos outros vídeos da série de vídeos básicos ou talvez até o curso premium no nosso website possa ser interessante para si, esta foi mais uma vez uma pergunta de um membro do curso premium e se já é um membro do curso premium e tem algumas ideias para um vídeo como este, é só dizer-me.
Por agora, clicamos em ver, barra de ferramentas e premimos o botão de compilação ou também pode premir F7 no seu teclado…