APRENDER O TUTORIAL BÁSICO MQL5 – 36 EVENTOS SIMPLES DE CLIQUE DO MOUSE

Please accept YouTube cookies to play this video. By accepting you will be accessing content from YouTube, a service provided by an external third party.

YouTube privacy policy

If you accept this notice, your choice will be saved and the page will refresh.

 

Com MQL5 para Metatrader5 criamos um Expert Advisor que pode lidar com Eventos Mouse Click no gráfico. No nosso caso mostraremos uma caixa de mensagens com as coordenadas X e Y para o clique do rato…

Neste vídeo, queremos falar sobre eventos do gráfico, neste caso, sobre um clique do rato. Quando clico no gráfico nada acontece, agora vamos arrastar o pequeno consultor especializado, um simples clique do rato sobre o gráfico, clique em ok e quando clico no gráfico agora vou obter esta pequena caixa de mensagem aqui, diz que o gráfico foi clicado, o valor x é duzentos e sessenta e três, e o valor y é trezentos e onze, vamos fechar essa caixa e clicar novamente no canto inferior direito e agora vês que os valores são muito maiores, estes números aqui são na verdade as coordenadas do rato, por isso vamos descobrir como disparar um evento gráfico com mql5.
Para isso, por favor clique aqui no pequeno botão ou prima F4, agora deve ver a janela do Metaeditor e aqui quer clicar em ficheiro, novo, consultor especializado de modelo, continuar, vou chamar a este ficheiro simples clique do rato, clique em continuar, continuar, e terminar, agora é possível apagar tudo o que está acima da função de tick e as duas linhas de comentário aqui e na maioria das vezes faríamos qualquer coisa dentro da função de tick, esta também é um evento, é chamada sempre que o preço muda no gráfico e esse é o evento mais interessante, mas também podemos usar outros eventos como no nosso caso um clique do rato. Na verdade, um clique do rato pertence ao que se chama um evento gráfico, porque acontece quando clicamos em qualquer parte do gráfico e este evento gráfico toma alguns parâmetros.
Usamos a expressão constante aqui para constante ou não variável, o primeiro parâmetro é um parâmetro int, chama-se id, e pertence ao evento id, o segundo é um parâmetro longo – isto não é um erro de digitação aqui, é na verdade a forma de passar uma referência em vez de um valor – o parâmetro chama-se lparam para parâmetro longo, o seguinte é uma referência e este chama-se dparam para parâmetro duplo, porque é um valor duplo e o último chama-se sparam porque é uma string, é basicamente isso.
Agora, o que podemos fazer com a função de evento curto?
Podemos verificar se o id é igual a algo, no nosso caso queremos usar o clique de evento do gráfico e se é esse o caso, queremos criar uma saída.
Esta é uma caixa de mensagem, ela mostrará as palavras: o gráfico foi clicado, o valor x, o valor y, este é o título da caixa de mensagem, e este é o botão que vamos utilizar, por isso vamos compilar o código.
Se não tiver nenhum erro aqui, pode agora clicar no pequeno botão aqui ou pressionar F4 para voltar ao Met trader, e no Metatrader simplesmente arrastamos o consultor especializado num gráfico ao vivo, clique em ok e agora quando clicar verá a pequena caixa de mensagens aqui, por isso agora sabe como obter a posição actual do clique do rato e codificou-a você mesmo com algumas linhas de código mql5.