APRENDER O TUTORIAL BÁSICO MQL5 – 9 COMO USAR O LOOP FOR

Please accept YouTube cookies to play this video. By accepting you will be accessing content from YouTube, a service provided by an external third party.

YouTube privacy policy

If you accept this notice, your choice will be saved and the page will refresh.

 

Com MQL5 podemos usar o laço para contar valores ou para passar por um número de variáveis até que uma determinada condição seja verdadeira ou falsa. Neste vídeo, vamos codificar o nosso próprio simples para loop.

Neste vídeo vamos descobrir como aumentar ou diminuir um „contador“ usando o loop „para“, este está a contar até atingir o valor de 10.000, por isso vamos descobrir como fazer isso.
Para começar, clique no pequeno ícone aqui ou prima F4 em Metatrader, agora deve ver a janela do Metaeditor e aqui quer clicar em: „File/ New/ Expert Advisor (template)“ do template, „Continue“, eu chamarei este ficheiro: „SimpleForLoop“, clique em „Continuar“, „Continuar“ e „Terminar“.
Agora pode apagar tudo o que estiver acima da função „OnTick“, vamos também remover as duas linhas de comentário.
Começamos por criar uma variável „contador“, esta é uma variável inteira (int) chamada: „contador“ e o valor de inicialização será 1, também queremos definir um valor final (endvalue), no nosso caso é 10.000 e dentro da função „OnTick“ queremos usar o laço „para“, agora quando eu marcar „para“ e premir F1 verei que o operador do laço „para“ precisará de 3 expressões e se nunca viu um laço „para“ antes isto pode parecer um pouco estranho mas na verdade não é assim tão difícil de entender.
A primeira expressão aqui é o valor inicial, no nosso caso é o valor „contador“ 1. A segunda expressão verifica uma condição – no nosso caso, queremos verificar se o valor do „contador“ está abaixo do „valor dedvalue“ – e na terceira expressão estamos a fazer algo com o „contador“, no nosso caso estamos a aumentá-lo em 1 que é o que significa „contador++“, também poderíamos dizer „contador“ é igual a „contador“ mais 1 e o que quer que esteja dentro deste aparelho encaracolado aqui será executado desde que esta condição aqui seja verdadeira, no nosso caso apenas imprimimos o texto: „o contador é igual a“ seguido do valor actual do „contador“.
Até agora tudo bem, por favor clique no botão „Compile“ aqui e se não vir nenhum erro aqui em baixo pode clicar no pequeno símbolo aqui ou pressionar F4 para voltar a Metatrader e em Metatrader clicamos em: „View/ Strategy Tester“ ou carregamos em CTRL e R, vamos escolher o novo ficheiro: „SimpleForLoop.ex5“, por favor activar a visualização aqui e iniciar um teste.
E dentro do separador „Journal“ deve ver que o „contador“ está realmente a funcionar, aumenta o valor até atingir 9.999, até agora tudo bem, mas também é possível criar uma contagem decrescente.
Portanto, vamos trocar os valores aqui, agora o „contador“ tem um valor inicial de 10.000 e o „endvalue“ deve ser 1, começamos com o valor do „contador“ e desde que o „contador“ seja maior do que o „endvalue“ queremos contar para baixo e subtrair 1 ao valor actual do „contador“.
Vamos compilar esse, reiniciar o teste e, desta vez, temos uma contagem decrescente.
Bem, esta termina com a última entrada: „Contador igual a 2“ e isso porque na nossa segunda expressão verificamos se o „contador“ é maior do que o „endvalue“.
Poderíamos também dizer maior ou igual aqui, por isso vamos recompilar e desta vez o último valor deve ser 1 e esse é realmente o caso. Também se poderia usar o laço „para“ para aumentar ou diminuir o „contador“ com outros valores, por isso vamos escolher 10. Uma última compilação e desta vez vê que a nossa contagem decrescente está a funcionar e temos um passo de 10 e neste pequeno vídeo aprendeu como usar o laço „para“ para contar e aumentar ou diminuir os valores do „contador“ e codificou-o você mesmo com algumas linhas de código MQL5.