APRENDER O TUTORIAL BÁSICO MQL5 – 7 COMO USAR O SWITCH E O CASE

Please accept YouTube cookies to play this video. By accepting you will be accessing content from YouTube, a service provided by an external third party.

YouTube privacy policy

If you accept this notice, your choice will be saved and the page will refresh.

 

Com Metatrader5 vem MQL5, a linguagem de programação para criar sistemas automatizados de negociação para MT5. Contém a mudança e a construção do caso que vamos aprender neste vídeo.

Neste vídeo vamos descobrir como usar o „switch“ e a declaração „case“ para alterar o fluxo de controlo de um Expert Advisor.
Este é um Expert Advisor automatizado; não faz muito neste momento, tudo o que temos é uma saída: „cliente quer RSI“ e agora queremos descobrir como alterar este valor utilizando o comando „switch“ e „case“.
Para o fazer, por favor clique no pequeno ícone aqui ou prima F4. Agora deve ver a janela do Metaeditor e aqui quer clicar em: „File/New/ Expert Advisor (modelo)“ do modelo, „Continue“, eu chamarei este ficheiro: „SimpleSwitchCase“, clique em „Continuar“, „Continuar“ e „Terminar“ e agora podemos remover tudo o que estiver acima da função „OnTick“ e vamos também remover aqui os dois comentários.
Começamos por utilizar uma variável inteira chamada: „escolha“ e que deve ter o valor 5. Dentro da função „OnTick“ também utilizamos uma variável de string chamada: „entrada“, não atribuímos qualquer valor aqui, porque queremos definir a entrada com base na nossa escolha aqui. Isto é feito utilizando a declaração „switch“, queremos passar por diferentes opções para a nossa escolha, portanto, no caso de o cliente escolher 5: „o cliente quer RSI“. Estamos a utilizar aqui um sinal de mais e igual e explicarei porque o fazemos mais tarde, por agora queremos quebrar. Esta declaração de „quebra“ aqui agora deixará o „loop do caso de troca“ assim que este código aqui tiver sido executado.
Vamos acrescentar mais uma aqui; no caso de a nossa escolha ser 4, a entrada deve tornar-se „o cliente quer Bandas de Bollinger“, mais uma vez usamos a declaração de „quebra“ aqui para deixar aqui a nossa „troca e construção de caso“.
Vamos acrescentar mais uma aqui; no caso de a nossa variável „escolha“ ter o valor 3 queremos acrescentar „o cliente quer MacD“ à nossa declaração de „entrada“.
Também poderia usar uma expressão como 1 mais 1 (1+1) em vez de um número aqui, mas a instrução do caso não aceitará quaisquer variáveis, caso contrário obteria aqui um erro.
Vamos também adicionar uma opção „default“; „default“ será executado sempre que nenhum dos valores acima for verdadeiro e, nesse caso, gostaríamos de ter a nossa declaração de „entrada“: „o cliente não sabe“.
Acrescentemos aqui dois parênteses e depois gostaríamos de criar uma saída para a nossa „entrada“, utilizando a função „Comentário“.
Quando terminar, clique no botão „Compile“ aqui que deve funcionar sem quaisquer erros ou avisos e nesse caso podemos clicar num pequeno botão aqui ou pressionar F4 para voltar ao Metatrader.
Em Metatrader, clicamos em: „View/ Strategy Tester“ ou prima CTRL e R, aqui queremos escolher o novo ficheiro: „SimpleSwitchCase.ex5“, por favor active a opção para a visualização aqui e inicie um teste.
Aqui está a nossa saída: „o cliente quer RSI“, por isso vamos mudar a opção para 3 aqui, recompilar o código, iniciar outro teste e desta vez obtemos a saída: „o cliente quer MacD“ porque é isso que é igual à nossa „escolha“ 3. Vamos mudar isso para 11, recompilar o código e desta vez obtemos a saída: „o cliente não sabe“ porque o 11 não está na nossa lista de escolhas, pelo que obtemos a saída padrão aqui.
Muito bem, há algo de especial nestas declarações de „mudança“ e „caso“ e essa é a possibilidade de remover a declaração de „quebra“, vamos fazê-lo para as duas primeiras declarações de „caso“ aqui , colocar a „escolha“ de volta a 5, recompilar o código, iniciar outro teste e, desta vez, obtemos o texto: „o cliente quer RSI“, „o cliente quer Bollinger Bands“ e „o cliente quer MacD“ e isto porque agora as três primeiras partes do nosso „switch-case-construct“ foram executadas. Portanto, por favor lembrem-se sempre que deixarem de fora o operador „break“ aqui o nosso pequeno programa Expert Advisor não deixará o loop mas continuará a verificar a condição seguinte.
Neste pequeno vídeo aprendeu como utilizar a declaração „switch“ e „case“ e fê-lo com algumas linhas de código MQL5.