APRENDER O TUTORIAL BÁSICO MQL5 – 62 MONITOR DE MARGEM SIMPLES

Please accept YouTube cookies to play this video. By accepting you will be accessing content from YouTube, a service provided by an external third party.

YouTube privacy policy

If you accept this notice, your choice will be saved and the page will refresh.

 

Com a MQL5 para Metatrader5 criamos um Expert Advisor que é capaz de mostrar toda a informação relacionada com margens no nosso gráfico Forex.

Neste vídeo vamos criar um simples monitor de margem que vai mostrar toda a informação relacionada com a margem no nosso gráfico, por isso vamos descobrir como fazer isso com mql5.
Para começar por favor clique aqui num pequeno ícone ou prima F4 no seu teclado, agora deve ver a janela do Metaeditor e aqui quer clicar em ficheiro, novo ficheiro, consultor especializado de modelo, continuar, vou chamar a este ficheiro simples monitor de margem, clique em continuar, continuar e terminar.
Agora pode apagar tudo acima da função ontick e as duas linhas de comentário aqui.
Utilizaremos a informação da conta em duplicado para obter a maior parte da informação de que precisamos, este é um dos raros casos em que mql4 e mql5 são quase semelhantes.
Para obter a informação desejada, precisamos de criar uma variável e usar o dobro da informação da conta para uma determinada propriedade, neste caso, a margem da conta.
Vamos repetir que para a margem de conta gratuita.
Há também uma propriedade que é chamada margem de conta inicial. A documentação diz que é a margem inicial e o montante reservado numa conta para cobrir a margem de todas as encomendas pendentes. Bem, se vir que o valor de retorno é zero aqui, esse é também o caso da manutenção da margem de conta e como criei um vídeo mql4 para este tópico, vi que a referência mql4 diz que isto não é suportado mas talvez dependa do tipo de conta, por isso vamos continuar.
O próximo nível será o nível de margem da conta, e quando clicar em ver, caixa de ferramentas ou controlo de imprensa e deverá ver aqui o mesmo valor para o nível de margem. Há também algo chamado manutenção da margem da conta, dizem que é para que o capital mínimo reservado numa conta cubra o mínimo de todas as posições abertas. Bem, eu tenho uma conta, tenho posições abertas mas o valor de retorno para a manutenção da margem da conta é zero, para mim o mais interessante é que a margem da conta pára de ser chamada, é o nível em que o seu corretor lhe dirá que não tem dinheiro suficiente. Para o meu tipo de conta, isto é definido para quarenta por cento e há o nível final de stop out para a conta, ou seja, quando o seu corretor vai fechar tudo e para o meu tipo de conta, isto vai acontecer quando o meu capital próprio for inferior a dez por cento.
Gostaria de acrescentar outro valor para o lucro da minha conta ao meu monitor de margem e é tudo para os valores duplos de informação da conta, mas também há algo que se chama inteiro de informação da conta e podemos usá-lo para obter o modo de margem da conta, isto é algo diferente porque Metatrader 4 não sabia nada sobre os modos de margem. No Metatrader 5 começámos por usar o modo de compensação se usarmos uma conta com modo de compensação, não somos capazes de negociar várias posições para o mesmo par de moedas, pois dizem que só pode existir uma posição para um símbolo, por isso o que estamos a usar é o modo de cobertura e há também um modo de troca, nunca usei isso antes.
Não sou muito bom a recordar valores inteiros, por isso vamos criar uma variável string chamada modo de margem de conta legível e, dependendo do tipo de retorno do valor inteiro, vamos atribuir o texto, modo de compensação, modo de troca ou modo de cobertura.
Vê que o meu monitor de margem está a mostrar que estamos a utilizar o modo de cobertura aqui.
Outro valor relacionado com a margem é o modo de paragem da margem da conta. Obteremos isso usando o número inteiro de informação da conta para o modo de margem da conta, pelo que esta propriedade tem dois tipos de retorno, pode ser um modo stop out que é calculado em percentagem ou é um valor monetário, por isso vamos criar uma variável string para tornar esses tipos de retorno mais legíveis e, dependendo do tipo de retorno, vamos criar uma saída que nos mostra que o modo stop out da conta está em percentagem ou, se o valor de retorno for um, vamos ver que o modo stop out da conta está em dinheiro.
Finalmente, adicionaremos uma declaração de comentário que nos mostrará todos os valores calculados no nosso gráfico.
Está bem!
Se isto foi demasiado rápido para si ou se não compreender o que todo o código aqui faz, talvez queira ver um dos outros vídeos desta série de vídeos básicos ou talvez até o curso premium no nosso website possa ser interessante para si. Este vídeo foi uma sugestão de um membro do curso premium e se já é um membro do curso premium e tem uma ideia para tal vídeo basta enviar-me um e-mail.
Por agora, clicamos no botão de compilação aqui e eu estraguei alguma coisa! Sim, perdi um ponto e vírgula, por isso vamos acrescentar isso, recompilar o código e desta vez não tenho erros aqui e se este for o seu caso, pode clicar no pequeno botão aqui ou carregar em F4 para voltar a Metatrader.
E em Metatrader usamos simplesmente um gráfico em tempo real, deslocamo-nos para baixo, escolhemos por favor o novo ficheiro, simples monitor de margem, que criámos e largamo-lo no seu gráfico.