APRENDA OS BÁSICOS DO TUTORIAL MQL5 – 2 O QUE SÃO FUNÇÕES

Please accept YouTube cookies to play this video. By accepting you will be accessing content from YouTube, a service provided by an external third party.

YouTube privacy policy

If you accept this notice, your choice will be saved and the page will refresh.

Neste vídeo queremos falar sobre as funções incluídas.
Sempre que algo é automatizado com MQL5 há funções envolvidas e temos aqui algumas funções que já estão incluídas no nosso modelo Expert Advisor; a primeira é a função „OnInit“, é a função de inicialização do Expert e será chamada quando deixar cair o seu Expert Advisor num gráfico, por isso esta só funcionará uma vez, tem um valor de retorno aqui, basicamente você pode verificar se a função „OnInit“ foi bem sucedida. Ele irá retornar um destes valores aqui e que nos dirá se o processo „Init“ foi bem sucedido ou se falhou.
Também temos aqui outra função que se chama „OnInit“: „OnDeinit“, é usado para limpar antes que o Expert Advisor seja fechado, não devolve nada, é isso que o „vazio“ está a dizer – „vazio“ é usado sempre que algo não devolve um valor – neste caso a razão é muito simples, „OnDeinit“ é a última coisa que será executada no nosso programa e não há nada a que possamos voltar a qualquer coisa porque o programa foi fechado depois.
Esta é a função „OnTick“, esta função funciona sempre que o preço muda no gráfico, a maior parte da lógica de codificação seria accionada pela função „OnTick“ e sempre que vir uma alteração de preço num dos seus gráficos tudo entre os dois parênteses aqui será executado.
Podemos agora remover o resto do modelo aqui porque para o nosso exemplo simples só precisamos da função „OnTick“ e vamos usá-la para produzir a hora local e isso é feito chamando outra função.
Sempre que quisermos ver uma saída no nosso gráfico usamos a função „Comentar“, esta irá emitir um valor de utilizador no canto esquerdo do gráfico, toma os chamados parâmetros entre parênteses, que pode ser um texto, como „Olá“ e este já é um Expert Advisor completo.
Agora podemos compilá-lo, clique no pequeno botão aqui para voltar ao Metatrader e quando eu pegar no „SimpleExpertAdvisor“ e arrastá-lo no gráfico e confirmá-lo com o botão „OK“ ele irá emitir o texto: „Olá“ que nós definimos aqui.
Mas a função „Comentar“ pode fazer mais, lembre-se que queríamos produzir a hora local, por isso vamos usar as palavras: „A hora local é “ e com uma vírgula podemos passar outro parâmetro, no nosso caso é „TimeLocal“, então vamos recompilar o código novamente e agora o Expert Advisor diz: „A hora local é“ e também obtemos a saída da hora local imediatamente no nosso gráfico.
Neste vídeo você aprendeu sobre funções incorporadas, como a função „OnTick“ que é chamada sempre que o preço muda e também aprendeu como usar a função „Comentário“ para produzir um texto seguido de um valor calculado para fazer o Metatrader 5 imprimir o texto: „A hora local é“ seguida da hora calculada directamente no seu gráfico e você mesmo o fez com algumas linhas de código MQL5.