APRENDER O TUTORIAL BÁSICO MQL5 – 69 CORRELAÇÃO DE PREÇOS SIMPLES

Please accept YouTube cookies to play this video. By accepting you will be accessing content from YouTube, a service provided by an external third party.

YouTube privacy policy

If you accept this notice, your choice will be saved and the page will refresh.

 

Com MQL5 para Metatrader5 criamos um Expert Advisor que pode comparar os valores para dois pares de moedas diferentes num único gráfico.

Neste vídeo, vamos calcular uma média móvel para dois pares de moedas e criar um Expert Advisor para descobrir se temos uma correlação.
Para o fazer, clique num pequeno botão aqui ou prima F4 no seu teclado, agora deve ver a janela do Metaeditor e aqui quer clicar em ficheiro, novo ficheiro, consultor especializado de modelo, continuar, vou chamar a este ficheiro, correlação monetária simples, clique em continuar, continuar e terminar. Agora pode apagar tudo acima da função ontick e as duas linhas de comentário aqui.
Começamos por calcular o preço pedido para o par de moedas corrente que pode ser feito usando o símbolo info double para o símbolo corrente no gráfico, usamos os símbolos ask e underscore dígitos e normalizamos double para calcular o preço pedido corrente e o número certo de dígitos atrás do ponto.
Até agora, tudo bem!
Mas agora queremos saber o preço de pedido para outro par de moedas.
E para calcular esse, faço quase o mesmo, excepto que tenho codificado o par de moedas para o primeiro parâmetro. Para que isso funcione para a sua conta, precisa de verificar se o par de moedas é mostrado exactamente como o temos codificado porque algum tipo de conta pode usar sufixos, por exemplo, a minha conta RoboForex cent mostraria o sufixo ponto m e se for esse o caso, precisaria de codificá-lo aqui. Por favor note que isto é apenas um exemplo, normalmente, não se codificaria nada, mas neste pequeno vídeo, queremos apenas mostrar o conceito.
Portanto, vamos continuar com a simples média móvel.
Primeiro, precisamos de criar uma matriz, depois, criamos uma definição para a média móvel usando a função ima para o símbolo actual no gráfico – também codifiquei aqui o período de tempo, uso o período sublinhado m1, se marcar isso e premir F1 verá que este representa um minuto, meia hora seria o período m trinta e assim por diante.
Quero o cálculo do resultado baseado nas últimas vinte velas para a vela actual sem qualquer valor de turno, deve ser uma média móvel simples, por isso uso sma e o resultado deve ser calculado com base no preço fechado.
Agora usamos o buffer de cópia para preencher a matriz da média móvel de acordo com a definição que criámos aqui para o buffer zero, que é esta linha aqui, começamos com a vela actual zero e queremos copiar os dados para três velas e armazená-los na nossa matriz. E para calcular o valor da vela actual só temos de olhar para dentro do valor da vela zero na nossa matriz de média móvel e atribuí-la à nossa variável minha média móvel vinte.
Uma pequena dica aqui, normalmente usei um tipo de flutuador para guardar alguma memória e cortar alguns dígitos atrás do ponto, mas isso pode causar um pequeno problema depois de uma das recentes actualizações que eu recomendaria que ficasse com os tipos de variáveis originais, por isso é assim que calculamos a média móvel do par de moedas corrente e agora vamos repetir que para o segundo par de moedas, é muito semelhante, mas desta vez vamos codificar o par de moedas como fizemos para o preço pedido, tudo o resto é o mesmo excepto os nomes das variáveis.
E mais uma vez para calcular o valor actual para o australiano em relação ao dólar americano, vamos analisar o valor da vela zero na nossa matriz de média móvel.
Finalmente, queremos criar uma produção gráfica utilizando a declaração de comentários, esta produzirá o preço pedido para o par de moedas corrente e o preço pedido para o segundo par de moedas seguido pelo valor médio móvel corrente e o valor médio móvel para o segundo gráfico.
Bem, se isto foi demasiado rápido para si ou se não compreender o que todo o código aqui faz, talvez queira ver um dos outros vídeos desta série básica de vídeo ou talvez até o curso premium no nosso website possa ser interessante para si. A propósito, esta foi novamente uma pergunta de um membro premium e se já for um membro premium e quiser fazer uma sugestão para um destes vídeos, por favor informe-me. Por agora, por favor clique no botão de compilação ou prima F7, não tenho nenhum erro aqui e se isto também for verdade para si, por favor clique num pequeno botão aqui ou prima F4 para voltar a Metatrader.
E no Metatrader queremos abrir um novo gráfico para o par de moedas australianas contra dólares americanos, agora por favor clique em inserir, indicadores, tendência, média móvel, eu gostaria de ver uma média móvel simples, por isso mudei o método para simples, deve ser calculado com base em vinte velas, sem valor de deslocamento e o cálculo deve ser baseado no preço fechado, por isso vamos clicar em ok, aqui está a média móvel simples, agora clicamos com o botão direito no gráfico, seleccionamos o modelo, guardamos o modelo e guardamo-lo como ponto tpl por defeito, porque este é o modelo que vai ser utilizado quando se abre um novo gráfico.