APRENDER O TUTORIAL BÁSICO MQL5 – 65 CORES DE FUNDO SIMPLES

Please accept YouTube cookies to play this video. By accepting you will be accessing content from YouTube, a service provided by an external third party.

YouTube privacy policy

If you accept this notice, your choice will be saved and the page will refresh.

 

Com MQL5 para Metatrader5 criamos um Expert Advisor que pode mudar a cor de fundo com base num sinal de compra ou de venda.

Este EA pode ser codificado em menos de 6 minutos.

Neste vídeo vamos criar um consultor especializado que é capaz de alterar a cor de fundo com base em sinais de compra e venda, por isso vamos descobrir como fazê-lo com mql5.
Para começar, clique no pequeno ícone aqui ou prima F4 no seu teclado, agora deve ver a janela do Metaeditor e aqui quer clicar em ficheiro, novo ficheiro, consultor especializado de modelo, continuar, vou chamar a este ficheiro cor de fundo simples, clique em continuar, continuar e terminar.
Agora pode apagar tudo acima da função ontick e as duas linhas de comentário aqui, primeiro precisamos de obter o preço pedido, isto é feito usando o símbolo info double, para o símbolo actual no gráfico usamos o símbolo underscore ask e com normalizar os dígitos double e underscore garantimos que o número de dígitos atrás do ponto é calculado automaticamente que pode ser de três ou cinco dígitos, dependendo do par de moedas.
Agora repetimos o processo usando o símbolo underscore bid desta vez para calcular o preço do bid e também precisamos de criar uma string, isto será chamado sinal e não atribuímos um valor aqui porque vamos calcular isso agora.
O nosso consultor especializado vai usar uma média móvel, portanto a primeira coisa a fazer é criar uma matriz de média móvel, isto vai manter os nossos valores e usamos a função ima incluída que vem com mql5 para criar uma média móvel para o símbolo actual no gráfico e o período actualmente seleccionado.
A nossa média móvel vai calcular os valores com base nas últimas vinte velas, começamos com a vela actual, o método deve ser o modo sma para a média móvel simples e calculamos os valores com base no preço fechado.
Depois, usamos o conjunto de velas como série para ordenar o conjunto a partir da vela actual para baixo e com o buffer de cópia preenchemos o nosso conjunto de média móvel de acordo com a definição que criámos aqui, para uma linha, começamos com a vela zero que é a vela actual e copiamos os valores para três velas e depois, podemos obter o valor da média móvel apenas olhando para a vela zero do nosso conjunto de média móvel.
E se esse valor for inferior ao preço de compra, consideramos que se trata de um sinal de compra, pelo que atribuímos a palavra compra ao nosso sinal e para um sinal de compra vamos chamar uma função chamada, definir a cor de fundo do gráfico e definir a cor para verde.
No outro caso, se o valor da média móvel for superior ao preço de compra, consideramos que é um sinal de venda, pelo que agora atribuímos a palavra vender ao nosso sinal e chamamos a função de cor de fundo e definimos a cor de fundo para o vermelho.
Vamos adicionar uma terceira condição, se o valor para m uma média móvel for inferior ao preço pedido e superior ao preço de compra, o que significaria que não temos sinal, por isso definimos o valor para o nosso sinal como nenhum e nesse caso gostaríamos de chamar a função personalizada e definir o fundo como preto.
Bem, se marcar isso e premir F1 verá que existem muitas outras cores que poderia escolher, mas esta função não existe até agora, pelo que precisamos de a criar em poucos segundos, vamos adicionar uma saída de gráfico utilizando a declaração de comentários e que nos mostrará o texto, o sinal actual é e o sinal calculado directamente no nosso gráfico.
Agora vamos criar a função personalizada, não retorna um valor por isso usamos aqui o vazio, o nome da função é definir a cor de fundo do gráfico e toma um parâmetro, este é do tipo cor de fundo, eu chamei-lhe cor de fundo mas pode chamar-lhe o que quiser e dentro dessa função, vamos usar o inteiro do conjunto de gráficos para o símbolo actual no gráfico, queremos definir a cor para usarmos a cor de fundo de sublinhado do gráfico – tudo em letras maiúsculas – e o último parâmetro aqui é a cor de fundo que passamos aqui.
E é mais ou menos isso.
Bem, se isto foi demasiado rápido para si ou se não compreender o que todo o código aqui faz, talvez queira ver primeiro um dos outros vídeos básicos ou talvez o curso premium no nosso website possa ser interessante para si. Isto mais uma vez foi uma ideia de um membro do curso premium, e se for um membro do curso premium e tiver uma ideia para tal vídeo, por favor envie-me um e-mail. Por agora, clicamos no botão de compilação ou premimos F7