Please accept YouTube cookies to play this video. By accepting you will be accessing content from YouTube, a service provided by an external third party.
If you accept this notice, your choice will be saved and the page will refresh.
Com este Expert Advisor importaremos o código fonte externo MQL5 para o nosso ficheiro principal, para que possa ser utilizado vezes sem conta para comércio automatizado com Metatrader5…
Neste vídeo queremos descobrir como importar ficheiros de código fonte externo, neste caso, temos um ficheiro de código fonte externo para o indicador macd, por isso vamos descobrir como fazer isso com o mql5.
Para começar por favor clique no pequeno ícone aqui ou prima F4 no seu Metatrader, agora deve ver a janela do Metaeditor e aqui quer clicar no ficheiro, novo ficheiro, consultor especializado do modelo, continuar, vou chamar a este ficheiro simples importação de código fonte, clique em continuar, continuar e terminar, agora pode apagar tudo o que está acima da função de tick e as duas linhas de comando aqui.
Começamos com uma declaração de inclusão, pode já saber que de outros vídeos onde incluímos o ficheiro que se chama trade dot mqh.
Trade dot mqh é o que chamamos de biblioteca, basicamente, é um ficheiro de código fonte, é um dos ficheiros que são fornecidos com mql5, aqui está ele e está localizado na pasta mql5, include, trade. Como pode ver, existem muitos outros ficheiros mqh, como nesta pasta e isto também é verdade para as outras pastas aqui, é possível abrir um destes ficheiros com qualquer tipo de editor e encontrará centenas e centenas de linhas com código fonte e no nosso caso queremos importar um ficheiro de código fonte mql5 auto-criado, o nome é check entry underscore macd, está localizado na pasta import que criei por baixo da pasta onde guardei o ficheiro para a simples importação do código fonte. E o que este ficheiro basicamente faz é utilizar o indicador macd para calcular um sinal e devolver um sinal de compra ou venda, e para obter esse sinal utilizo apenas uma função que está contida dentro do código fonte, chama-se check entry e criamos uma variável string chamada sinal que será preenchida com o valor de retorno da função check entry, ele emitirá o sinal no gráfico utilizando a instrução de comentário para que possamos ver o sinal de texto e o sinal calculado e isso é basicamente tudo.
Posso agora clicar no botão de compilação, o código é compilado com sucesso, mas para que isto funcione para si, precisaria de ter aqui o ficheiro-fonte certo, deixe-me mostrar-lhe algo, todos estes são ficheiros-fonte para diferentes entradas que são utilizados na versão profissional para o sistema de comércio de robôs. Este é o macd e eu gostaria também de copiar o rsi para vos mostrar como é feito, e agora colo ambos os ficheiros na pasta de importação para que já tenhamos compilado o código que posso agora clicar neste pequeno botão para voltar ao Metatrader, aqui clicamos em view, testador de estratégia ou prima ctrl e r, aqui escolho o novo ficheiro simples de importação de código fonte ponto ex5, marco aqui a opção de visualização e começo um teste, e aqui pode ver que o consultor especializado está a calcular sinais de compra e venda para a entrada macd, por isso vamos clicar em stop.
Agora quero importar o módulo rsi, clico em compilar, isto também funcionou sem erros, por isso agora volto ao Metatrader, paro o teste actual, começo um novo, e agora está a calcular o sinal rsi.
E isto é realmente possível para todos os módulos que vê aqui, codifiquei muitos deles e esse é o poder da declaração de inclusão, torna possível importar ficheiros de código fonte que foram criados por qualquer outra pessoa ou talvez até por si, estes são ficheiros modulares que só tem de codificar uma vez e pode usá-los uma e outra vez, e agora sabe como fazer isso para um consultor especialista em mql5 e codificou-o você mesmo com algumas linhas de código mql5.